Destinação de resíduos sólidos é tema de campanha de conscientização de bares e restaurantes

Karina Anunciato

Educação ambiental da cadeia geradora de resíduos sólidos. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MS) em parceria com o Ministério Público Estadual (MPMS) lançou uma campanha de conscientização e coleta de dados sobre a geração de resíduos sólidos. A iniciativa faz parte do termo de compromisso da entidade com o MP. Juliano Wertheimer, presidente da Abrasel/MS explicou que a iniciativa deve acontecer na capital e no interior do estado.

Juliano Wertheimer, presidente da Abrasel/MS (Foto: Karina Anunciato)

“Nós temos capilaridade de Abrasel em: Dourados, Bonito, Três Lagoas, Ponta Porã, Corumbá e Campo Grande, mas a pesquisa tem abrangência estadual. Tem uma equipe fazendo ligações ativamente e o Ministério Público precisa saber onde está este vidro, qual o caminho que ele percorre para daí sim criar uma política pública mais ativa que dê uma destinação mais eficiente para o vidro no nosso estado ”.

Entre as principais dificuldades para empresários de bares e restaurantes está o recolhimento do vidro. Isso porque a própria cadeia de coleta remunera pouco o recolhimento do produto. 

“A campanha foca principalmente na cadeia do vidro, a chamada logística reversa. Então o que se busca é criar um caminho inverso do vidro que é descartado. Ele é produzido na indústria de bebidas, embala os nossos produtos, chega até o nosso estado e o consumo lá na ponta nos bares e restaurantes, um dos principais lixos produzidos é o vidro.  Ele tem um valor muito baixo, mesmo quem coleta não consegue nem pagar o frete, então ele se torna um grande problema até pelo tempo que ele leva para se degradar no meio ambiente. Às vezes um caminhão interior de vidro não paga o combustível”.      

Além da conscientização da separação do lixo dentro do estabelecimento, a campanha é composta de uma pesquisa de coleta de dados. A Abrasel/MS quer saber mais informações sobre o ciclo do vidro nas empresas. Para responder ao questionário basta clicar aqui .

Dia das Mães

Além da campanha de conscientização e coleta de dados de resíduos sólidos, Wertheimer falou sobre a movimentação do Dia das Mães, neste final de semana, em bares e restaurantes. A expectativa é de aumento de 30% no movimento comparado a 2019, último sem restrições da pandemia.

“Este é o primeiro Dias das Mães completamente sem restrição de capacidade e nem de utilização de máscaras nos restaurantes”.

A entrevista completa com Juliano Wertheimer você confere aqui: