Decreto estadual entra em vigor hoje; confira o que pode funcionar

Karina Anunciato e Michael Franco

Foto: Edemir Rodrigues - Reprodução: Governo de MS

Entra em vigor nesta sexta-feira (26) o novo decreto do governo de Mato Grosso do Sul endurecendo as medidas restritivas. As regras valem para todo o estado até o dia 4 de abril. O toque de recolher continua das 20h às 5h de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana, a medida começará às 16h e seguirá até às 5h.

Outra medida que consta na publicação é o fechamento de todos os serviços considerados não essenciais, durante o período de vigência do decreto. São 45 atividades permitidas pelo texto.

Serviços públicos funcionarão de maneira remota, exceto os de saúde, transporte, segurança e defesa civil. Cirurgias eletivas estão liberadas apenas nas áreas cardíaca, oncológica e outras para evitar dano ao paciente.

Atividades ligadas ao fornecimento de água, esgoto, gás, coleta de lixo, telecomunicações, internet entre outros também estão liberadas. Indústria e comércio de produtos de higiene, alimentos e bebidas para humanos e animais podem funcionar, proibindo consumo no estabelecimento. A indústria têxtil também faz parte dos serviços essenciais.

Os bancos abrem no autoatendimento e o serviço presencial deve ser exclusivo para pagamento de benefícios. Serviços de segurança, transporte, delivery, aulas remotas e igrejas também podem acontecer. Todas as atividades devem respeitar o horário do toque de recolher.

Os únicos serviços que podem funcionar após o horário de resguardo são os supermercados, não incluindo conveniências, além do delivery, farmácias e todos os serviços de urgência e emergência.

Ouça a matéria completa:

Confira publicação do Governo de MS sobre o funcionamento das atividades: