Conheça a diferença entre cooperativa de crédito e banco

Karina Anunciato e Michael Franco

Com mais de 2 mil agências em todo o país, o Sicredi atende todo o perfil de cooperado em suas diversas atividades econômicas (Foto: Divulgação)

Instituições financeiras de crédito. Geralmente as pessoas pensam em um banco, mas cada vez mais as cooperativas de crédito encontram espaço neste mercado oferecendo uma relação de associado com juros mais vantajosos aos cooperados. Mas você sabe qual é a diferença entre banco e cooperativa de crédito? O Gerente Regional do Sicredi, Flávio Araújo, conversou com o Jornal das Sete desta sexta-feira, 19, e explicou o papel de cada instituição.

“As cooperativas de crédito são uma alternativa de acesso ao sistema financeiro. Cada instituição tem o seu papel e a cooperativa de crédito tem a função de mexer com a parte do corpo que mais dói no ser humano – que é o nosso bolso. As cooperativas de crédito vem para poder dar esta economia financeira para os seus associados, então a principal diferença está na realização com as pessoas, especialmente nesse momento de 2020 onde existiu um forte risco das instituições financeiras, as cooperativas puderam atender os seus cooperados e aqueles que quiseram se tornar associados de uma forma mais justa, numa taxa de juros mais igualitária, mais econômica, para que seus cooperados tivessem uma economia financeira na sua gestão do dia a dia”.

Com mais de 2 mil agências em todo o país, o Sicredi atende todo perfil de cooperado – em suas diversas atividades econômicas – desde o produtor rural, aos profissionais autônomos do setor de serviços, microempresários, entre outros. Quanto ao pacote de serviços, a instituição oferece serviços similares de um banco como fornecimento de cartões de crédito. Flávio Araújo ressalta que embora tenha essa similaridade com as instituições financeiras tradicionais, nas cooperativas o cliente é um sócio do negócio.

“As cooperativas são constituídas para ter a participação das pessoas e participação envolve produtos e serviços financeiros, no caso das cooperativas de crédito. Então quando você participa de uma cooperativa de crédito se torna um cooperado, associado, você é sócio daquele empreendimento. E uma relação com uma instituição bancária você apenas é um usuário. Em se tratando dos bancos oficiais, os sócios geralmente são os governos ou são aquelas pessoas que tem ação daquela instituição”.  

A entrevista completa com o Gerente Regional do Sicredi, Flávio  Araújo, você confere aqui: