Com inscrições abertas, ‘Ginástica para Gestante’ promove qualidade de vida e prevenção ao parto prematuro

A gestação é um momento único na vida da mulher. Nesta etapa de grandes transformações mentais e físicas, o aprendizado e o autoconhecimento são fundamentais para fortalecer a nova mulher que nasce junto com o bebê. Com o objetivo de promover a saúde física e psicológica das futuras mamães, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funesp) promove a oficina ‘Ginástica para Gestante’. O projeto faz parte do Programa Movimenta Campo realizado nos parques e praças públicas da Capital.

A idealizadora do projeto, a educadora física e doula, Renata Bale contou que o serviço surgiu de sua experiência pessoal com a gestação. Ela que é mãe de dois filhos, um menino de 13 anos e uma menina de 7 anos, lembrou que se sentiu frustrada na primeira gravidez e que faltou preparação. 

“Eu tive uma primeira gestação que eu não me preparei. Eu não fazia ideia do que eu ia viver. Então eu tive uma frustração muito grande de terminar numa cesárea e eu queria muito o parto normal, e foi muito difícil para mim. Quando eu engravidei de novo, cinco anos depois, eu tinha conhecido uma metodologia de treinamento com movimento natural. Na nova gestação pensei, agora eu preciso fazer algo diferente, preciso entender as minhas alterações, as minhas necessidades, e eu quero um parto normal.  Aí eu fui criando essa metodologia para mim sem intenção nenhuma. deu muito certo. Eu tive um parto muito tranquilo, uma gestação muito saudável, e após isso algumas mulheres passaram a me procurar dizendo que queriam fazer aquilo que eu tinha feito. Primeiro surgiu o nome ‘Nove meses treinando para o parto’, que é um projeto particular que eu tenho, e depois o Bale (Treinamento para Gestantes  e preparação para o Parto) que é o meu sobrenome”.

Apesar do nome do projeto remeter a ‘ginástica’, a oficina é mais ampla. Além do treinamento físico, as grávidas recebem informações de gestação, parto, pós-parto, preparação para o parto normal e preparação mental.“Isso é importante para que elas estejam preparadas para viver este momento tão importante na vida de uma criança que está nascendo”.

Os treinos incluem sequências de exercícios que desenvolvem a área da pelve e quadril, favorecendo a mobilidade das estruturas com objetivo de facilitar a progressão do trabalho de parto. 

“O exercício físico previne o parto prematuro. Existe um mito, um erro, uma falha de comunicação de que a atividade física leva a um parto prematuro, mas não. A ciência mostra que o exercício físico previne parto prematuro. Não existe exercício que vai estimular parto prematuro. O parto é um estímulo hormonal”.

A oficina pode ser realizada por mulheres que já tenham o hábito da atividade física, quanto para quem é sedentária e quer iniciar o treinamento na gestação. As turmas são formadas por cerca de 6 gestantes por horário.

Quem estiver gestante e desejar participar do projeto, pode fazer as inscrições diretamente com a coordenadora da oficina através do whats (67) 9 9105-1842. As atividades são realizadas gratuitamente no Parque Ayrton Senna, às terças e quintas-feiras, a partir das 7h30. O parque fica localizado na Rua Jornalista Valdir Lago, nº 512 – Bairro Aero Rancho.

A entrevista completa com Renata Bale, você confere aqui: