Campanha estimula dignidade através do trabalho para tirar pedintes das ruas

Karina Anunciato e Michael Franco

São ofertadas 2.000 vagas de emprego através da Funsat. (Foto: Renan Mattos)

Oferecer emprego, ao invés da esmola. A campanha “Não dê esmolas, dê dignidade, não dê esmolas, dê oportunidades” da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) busca tirar dos cruzamentos de Campo Grande pedintes nos semáforos. 

José Mário Antunes da Silva, Secretário Municipal de Assistência Social (Foto: Assessoria)

Em entrevista ao Jornal das Sete, o Secretário Municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, explicou que a ação conta com o apoio da Fundação Social do Trabalho (Funsat). São mais de 2.000 vagas de emprego disponíveis na capital.

“É uma preocupação muito grande, se nós continuarmos dando ajuda nos semáforos, nós vamos deixá-los numa situação confortável de permanecer ali pedindo e hoje nós temos estas vagas de emprego”.

Além do apoio técnico da Funsat, empresários da capital motivados a enfrentar a situação se disponibilizaram a treinar e capacitar essas pessoas para a vaga de trabalho.

“Os empresários inclusive estão dispostos a ensinar a profissão para as pessoas. Então se a pessoa diz: Ah eu não tenho capacitação, eu não sei fazer isso, eu não sei fazer aquilo, as empresas irão capacitar e treinar essas pessoas para exercer a função. Então nunca se teve uma oportunidade tão grande como essa”.

A abertura da campanha será realizada nesta quinta-feira (23), às 10h, na Esplanada Ferroviária. A ação anual é realizada também em nível nacional orientada pela Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania. Informações ou denúncias sobre a situação de vulnerabilidade nos semáforos da capital podem ser encaminhadas para o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) através dos números (67) 9 8404-7529; 9 8471-8149. 

A entrevista completa com José Mário Antunes, você confere aqui: