Campanha de vacinação quer ampliar imunização entre estudantes de MS

Karina Anunciato

O dia ‘D’ de vacinação entre os estudantes será no próximo dia 7 de dezembro (Foto: Portal MS)

A entrevistada desta quinta-feira (02) no Jornal das Sete Maria Cecília Amêndola da Motta, secretária de Estado de Educação, falou sobre a campanha de vacinação: ‘Estudante Inteligente Confia na Ciência. Vacine-se!’. A estratégia de conscientização visa ampliar a cobertura vacinal da covid-19 entre jovens e adolescentes. Estima-se que 58 mil pessoas estudantes – das redes: estadual, municipal, privada – ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

Maria Cecília Amêndola da Motta, secretária de Estado de Educação (Foto: Arquivo Pessoal)

Para a secretária, um fator que dificulta o sucesso da vacinação desta faixa etária é que não depende apenas do convencimento do jovem, mas também da família, já que eles precisam do consentimento dos pais para se vacinar.

“É uma faixa etária que depende muito da família concordar e há um negacionismo muito grande no Brasil, por isso que a gente está puxando para a escola, pra gente explicar”.

O dia ‘D’ de vacinação entre os estudantes será no próximo dia 7 de dezembro. Para se vacinar, os alunos devem apresentar CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), além de estarem acompanhados pelos responsáveis. Caso os pais não possam acompanhar o estudante, eles devem enviar assinado o Termo de Autorização, que é concedido pela Secretaria de Estado de Educação (SED). 

A campanha, que tem sido encarada como a busca ativa dos jovens, indica caminhos para o esclarecimento da vacinação pelos professores em diversas áreas de conhecimento. No entanto, o compartilhamento de ações incentiva a proatividade dos estudantes. Entre as surpresas desta semana está o engajamento dos alunos.

“Eu estou encantada de ver a criatividade dos jovens. Eu fui gravar no Lúcia Martins Coelho e lá estava o Grêmio Estudantil com o slogan deles, que não é o da campanha da secretaria, ‘Jovem Consciente ajuda a vacinar mais gente’. Então eles também vão fazer música, vão estudar na faixa das ciências biológicas, vão fazer letra, vão fazer slogan, vão fazer campanha. Pode ser que o professor de matemática trabalhe estatística, então essa liberdade a gente deu para as escolas, mas nós também mandamos algumas sugestões”.   

Matrícula 2022 

Está aberto o período de pré-matrícula para a Rede Estadual de Ensino (REE) até o dia 5 de janeiro de 2022. Os interessados poderão realizar o preenchimento dos dados pela internet, no site da Matrícula Digital. O atendimento também pode ser feito por telefone ou de forma presencial, na Central de Matrículas da Rede, em Campo Grande.

O site é bem intuitivo, basta seguir o passo a passo indicado pelo sistema para confirmar os dados. A secretária lembrou que tudo pode ser resolvido de maneira online e tem acompanhado a movimentação pelas redes sociais.

“As escolas têm feito propaganda. Eu tenho visto no Instagram, no Facebook, nas redes sociais, a escola dizendo: minha escola é em tempo integral, está oferecendo tal curso profissionalizante, então é esse movimento de dizer oh, minha escola tem isso, minha escola tem aquilo e os diretores estão se empenhando muito na questão da divulgação também da matrícula. Não precisamos deixar para depois, porque podemos fazer a pré-matrícula on-line ”.

Em 2022, a Rede Estadual vai passar de 98 para 132 escolas com a oferta do Ensino em Tempo Integral no Ensino Fundamental e no Médio – por meio do Programa Escola da Autoria.

Em caso de dúvidas, a SED disponibiliza o contato por telefone com a equipe da Central de Matrículas, pelo 0800-647-0028.

A entrevista completa com Maria Cecília Amêndola da Motta você confere aqui: