A Prefeitura de Campo Grande retoma na tarde desta segunda-feira (10), a aplicação da primeira dose para pessoas com comorbidades e deficiência permanente, com 25 anos ou mais. O atendimento acontece a partir de 14h em todos os pontos de imunização.
A imunização é voltada para pessoas que tenham uma das comorbidades relacionadas no Plano Nacional de Imunização como prioritárias para a vacinação contra a Covid-19. É necessário apresentação do laudo médico no ato da vacinação. A lista completa das doenças está no final da reportagem.

São aceitos como comprovantes de comorbidade ou deficiência; Cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; Documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; Documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.
Para evitar filas e aglomeração, é necessário a realização do cadastro no sistema de identificação prévia, através do site vacina.campogrande.ms.gov.br.
Segunda dose
A aplicação da segunda dose ocorre como foi anunciado no início da manhã. Pode tomar o reforço da vacina hoje quem tomou a primeira dose de AztraZeneca até o dia 10 de março. A vacinação está disponível nos drive-thrus, polos da prefeitura e parceiros, e em 53 unidades de saúde a partir das 7h30.
Também recebem a segunda dose, quem estava com a aplicação da Coronavac agendada para o dia 21 de abril. Esse imunizante está disponível exclusivamente no polo de vacinação da Seleta, na rua Dolor Ferreira de Andrade, 270, no Centro de Campo Grande.

Lista de comorbidades
- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
- Hipertensão arterial estágio 3;
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
- Insuficiência cardíaca (IC);
- Cor-pulmonares e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias;
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênita no adulto;
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
- Doença cerebrovascular;
- Doença renal crônica;
- Imunossuprimidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida Índice de massa corpórea (IMC) ≥ 40;
- Cirrose hepática.