Cadeira na mesa diretora da Câmara é oportunidade de atuar na pauta da Casa, frisa Modesto

Karina Anunciato e Michael Franco

Rose Modesto defende auxílio emergencial aos mais necessitados. (Foto: Câmara)

Eleita a terceira secretária da mesa diretora da Câmara, com 398 votos, a deputada federal Rose Modesto do PSDB, foi a entrevistada do Jornal das Sete desta sexta-feira (05).

Ela que é a primeira representante feminina de Mato Grosso do Sul a assumir a cadeira explicou que além da representatividade, a conquista concretiza a possibilidade de participar dos assuntos que serão pautados no parlamento. “Fico feliz e extremamente honrada, sou a primeira mulher de Mato Grosso do Sul que vai assumir uma função na mesa diretora. Eu vou ter essa responsabilidade de assumir a função com transparência e redução de gastos. Além da oportunidade de estar nas decisões do que vai ser pautado na Câmara”. 

Uma das pautas prioritárias para 2021 e mais solicitadas pelos cidadãos é a volta do auxílio emergencial. A deputada explicou que compreende o difícil momento fiscal do país, mas que agora é hora de estender a mão aos mais necessitados. “O pagamento do auxílio emergencial precisa ser discutido junto com o congresso para encontrar um novo modelo. Por mais que tenha muita dificuldade de manter os 600 reais e a gente vê um momento fiscal muito difícil, mas se a gente não entregar para a nação um programa com viés social nós teremos mais pessoas com dificuldade para sobreviver, com dificuldade para comprar o gás, o remédio… Nós vamos fazer uma discussão com responsabilidade. Não é hora de fazer nada com viés politiqueiro ou ideológico. É hora da gente ter sensibilidade para atender quem mais precisa e ao mesmo tempo encontrar um equilíbrio fiscal”, argumentou Rose.

Sobre representatividade feminina, Modesto ressaltou o momento histórico de três mulheres ocuparem cargos na mesa diretora ao mesmo tempo. Além de Rose, Marília Arraes (PT-PE) e Rosângela Gomes (Republicanos-RJ) assumiram a segunda e a quarta secretaria da Câmara, respectivamente. “As pautas que nós temos lá relacionadas às questões das mulheres, nós vamos fazer de tudo para poder avançar, você imagina três mulheres na mesa diretora, pautar os projetos de combate a violência contra a mulher… Ninguém sente mais quanto a mulher quando uma política pública não funciona”.

A entrevista completa com a Deputada Federal Rose Modesto, você confere aqui: