Biotério da UCDB lança serviço de “Disque Resgate” de serpentes

Karina Anunciato e Michael Franco

Reprodução - UCDB

Com o aumento do número de casos de cobras encontradas pela população em bairros de Campo Grande, o Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) lança o Disque Resgate de serpentes, paralela a campanha de conscientização para não matar espécies como a, popularmente conhecida, urutu-cruzeiro, cruzeira ou jararaca.

Durante entrevista ao Jornal das Sete, desta terça-feira (18), a professora da UCDB e coordenadora do Biotério, Paula Helena Santa Rita contou que o serviço já existia e foi ampliado em decorrência da demanda. “O Biotério da UCDB desde seus primórdios sempre fez recolhimentos auxiliando a PMA e o Corpo de Bombeiros. No entanto, agora a gente tem uma linha direta que facilita, a conexão fica muito mais efetiva e estendemos horário de atendimento também”.

Reprodução – UCDB

Os animais resgatados, sobretudo as urutus-cruzeiro, são importantíssimos na pesquisa científica e produção de antídotos. O Biotério da UCDB fechou parceria com o Instituto Vital Brazil para apoiar o desenvolvimento de soros antiofídicos. “Houve uma queda na produção de soro nacional e o Instituo Vital Brazil, que é um dos responsáveis pela produção, nos solicitou veneno principalmente da urutu e da boca de sapo, um ajararaca típica da nossa região de borda de Cerrado e Pantanal”.

O serviço Disque Resgate de serpentes do Biotério da UCDB pode ser solicitado pelo telefone/Whatsapp (67) 3312-3688.

Confira a entrevista completa: