Benificiários devem ficar atentos com o pente-fino do INSS

Karina Anunciato e Michael Franco

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está enviando cartas para beneficiários que precisam entregar documentos ao órgão para a regularização cadastral e evitar cortes de benefícios. Já foram enviadas cerca de 700 mil correspondências na tentativa do governo reduzir gastos com possíveis fraudes.

Em entrevista ao Jornal das Sete, desta sexta-feira (25), a advogada previdenciarista e coordenadora titular do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Juliane Penteado comentou que “essa inciativa do INSS vem desde 2017, mas era mais voltada para benefícios por incapacidade. Em 2019 foi registrada uma medida provisória que autoriza que o pente-fino abranja todos os benefícios, inclusive pensões por morte”.

Juliane Penteado (Foto: Assessoria)

O prazo para apresentar a documentação solicitada na carta do INSS é de 60 dias e “caso não seja apresentado no prazo estipulado é possível que o possível seja cessa por um período e depois, inclusive, cancelado”. Por isso é importante verificar junto ao instituto se o endereço está atualizado para que a correspondência seja entregue corretamente.

Juliane Penteado indica que assim que a carta for recebida, o beneficiário busque de prontidão apresentar a documentação. “Não precisa ficar em pânico, você simplesmente leva os documentos”. Caso a pessoa não tenha todos os comprovantes a orientação é que o benificiário “procure outro documento que possa suprir ou uma segunda via. Por exemplo, se for pedido o casamento, buscar no cartório a segunda via da certidão.

Além de se atentar à documentação pedida para manutenção do benefício, os segurados também devem verificar apenas os canais oficiais do Instituto para evitar golpes. “O INSS não manda WhatsApp, SMS, nem vão ligar também. Procure ver se sua carta está com o timbre do INSS e mesmo assim, ligue no 135 para confirmar se a carta foi emitida mesmo”.

Os canais oficiais de atendido do Instituto Nacional do Seguro Social são o portal Meu INSS e o telefone 135.

Confira a entrevista completa com Juliane Penteado: