1º Festival de Verão no Parque e Copa Brasil de Paracanoagem agitam final de semana na Capital

Karina Anunciato

Parque das Nações Indígenas (Foto: Edemir Rodrigues)

O final de semana será recheado de atrações no Parque das Nações Indígenas. A partir de sábado (18) até domingo (19), o espaço será sede da Copa Brasil de Paracanoagem.  Além disso, o dia 19, no período da manhã, será repleto de atividades físicas e de lazer no 1º Festival de Verão no Parque.

As ações contam com a organização da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Entre as atividades ofertadas para todas as idades estão aulas de ginástica localizada, dança, slackline, patins, escalada, ioga, além de demonstrações de fundamentos de modalidade esportivas como jiu-jitsu, kung fu e capoeira.

Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, o objetivo do 1° Festival de Verão no Parque é incentivar o esporte, prevenir doenças e promover a inclusão social com o paradesporto.

“O objetivo de estimular a prática esportiva e oferecer opções de lazer saudável à população, o evento é destinado a pessoas de todas as idades… além disso, a paracanoagem mostra a superação e o exemplo dos atletas”.

Haverá ainda sessões de massoterapia e espaço reservado para avaliação física, bioimpedância e aferição de pressão arterial. Em alusão ao mês da mulher, será realizada também a caminhada “Mulher, Somos e Seremos Mais”. As inscrições serão feitas no local e as 200 primeiras inscritas receberão uma camiseta de brinde.

Concomitantemente ao Festival, acontecerão as disputas finais da Copa Brasil de Paracanoagem, no lago do Parque. Grandes nomes da modalidade estarão na água, como o sul-mato-grossense campeão olímpico Fernando Rufino, além dos multicampeões Igor Tofolini e Mari Santilli. A competição na Capital serve como seletiva para dois eventos internacionais da temporada: a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial de Paracanoagem.

Confira a programação completa do 1º Festival de Verão no Parque:

Ginástica localizada, dança – 7h

Caminhada orientada, corrida, treino leve – 8h

Avaliação física, bioimpedância e aferição de pressão arterial – 8h

Skate – 8h

Corrida – 8h

Slackline – 8h

Patins – 8h

Brinquedos – 8h

Escalada Bea – 8h

Ioga – 8h

Pedal kids – 8h30 às 11h

Massoterapia – 9h

Kung Fu – 9h

Capoeira – 9h

Boomerang – 9h

Jiu-jitsu – 9h

Além das atividades esportivas serão realizadas outras ações de parceiros do evento: Detran, cavalaria da Polícia Militar, Bombeiros e Exército – 7h às 12h.

A entrevista completa com Herculano Borges você confere aqui: