UCDB Dinheiro #49: O petróleo é nosso

Leandro Tortosa e Michael Franco

Arte: Reprodução/Forbes - Foto: AntonPetrus/GettyImages

“O petróleo é nosso”, disse Monteiro Lombato em sua última entrevista. A frase cheia de carga política e emocional, repetida demasiadamente por diversas pessoas, resume o sentimento de que o Brasil poderia ser uma potência tão forte quanto os Estados Unidos, por exemplo, se concentrasse a produção petrolífera no desenvolvimento nacional. Será mesmo?

É o que o professor Leandro Tortosa debate no episódio de hoje do UCDB Dinheiro. A dependência econômica política, econômica e até afetiva que o Brasil tem do petróleo é benéfica ou negativa até que ponto? “Talvez seja um bom momento de refletirmos sobre as opções que temos pela frente no campo das energias renováveis e nas outras alternativas que podem deixar nosso país na vanguarda”.

Nosso ou não, o petróleo está diretamente ligado aos combustíveis que, por tabela, são protagonistas da pauta dos noticiários por conta dos sucessivos aumentos e da discussão sobre os impostos que incidem sobre eles.

E quem é o culpado de tanto aumento? São vários fatores, internos e externos, que compõem o cenário para que o preço dos combustíveis chegue ao patamar atual. Mas isso quem te conta é o professor Leandro Tortosa. Se liga: