Sem festa, Dia do Consumidor é de luta contra o preço abusivo

Karina Anunciato

Longe de fazer festa para celebrar o avanço nos direitos e na redução dos abusos de preços praticados na relação de consumo, o Dia Mundial do Consumidor (15) será marcado pelo serviço do Procon/MS tirando dúvidas e disponibilizando serviços à população.

Marcelo Salomão, Superintendente do Procon/MS (Foto: Divulgação)

No Jornal das Sete, o superintendente do órgão, Marcelo Salomão, explicou que a ação do Procon/MS, durante toda esta terça-feira, será voltada ao fortalecimento do diálogo entre as partes, buscando proporcionar uma relação equilibrada de consumo.

“Nós levamos todo o staff do Procon na abertura de reclamações, denúncias, parcerias com as concessionárias e com o Conselho Regional de Medicina Veterinária na Praça Ary Coelho. Vamos estar o dia inteiro atendendo os consumidores, levando orientação tanto para o fornecedor quanto para o consumidor para que nós possamos amenizar um poucos esses momentos tão difíceis pelos quais os consumidores vem passando”.

Quanto ao abuso de preços praticado pelos postos de combustíveis, após o aumento do produto nas refinarias na última semana, Salomão explicou que segue acompanhado o caso e agindo aplicando multas quando necessário.

“É uma luta diária, O Procon tem que agir de acordo com o que determina a lei. Nós aplicamos a multa administrativa quando há o abuso, depois do processo administrativo legal, dentro daquilo que estabelece a dosimetria da pena. Mas infelizmente é uma luta diária. O Procon não vai prevaricar para trazer um equilíbrio para esta relação de consumo”.

Salomão destacou ainda a importância do papel consumidor ao se deparar com uma situação irregular. “O consumidor precisa fazer a sua parte, precisa denunciar para que os maus prestadores de serviços ou os maus fornecedores sejam punidos. Não perder a fé. Denunciar sempre aos órgão de defesa do consumidor, cobrar os seus direitos para que a relação seja equilibrada, fazer com que o Procon possa agir fortemente nestes abusos”.

Para denúncias e informações, o órgão do consumidor do estado, está disponível através do número 151. A ação do Procon/MS acontece das 8h às 17h, na Praça Ary Coelho.

A entrevista completa com Marcelo Salomão, você confere aqui: