Sem a presença de Dharleng e Delei, eleitos em Campo Grande são diplomados pelo TRE

Karina Anunciato e Michael Franco

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são os eleitos (Foto: TRE MS)

Em uma cerimônia de pouco menos de 1 hora e com limitação de público como medida de biossegurança para prevenção a covid-19, prefeito, vice-prefeita e 29 vereadores foram diplomados, ontem em Campo Grande.

Dharleng Campos e Delei Pinheiro não participaram da cerimônia. Isso porque, ontem o Tribunal Regional Eleitoral validou os votos de Delei Pinheiro. Ele aguardava a decisão do tribunal sobre a falta do registro de biometria. O candidato justificou que não realizou o cadastro devido a suspensão dos serviços presenciais na justiça eleitoral. Dharleng Campos, candidata que recebeu o menor número de votos entre os eleitos, com essa validação ficou de fora da lista de parlamentares que assumem uma cadeira em 2021.

(Foto: TRE MS)

No discurso o prefeito Marquinhos Trad realizou uma retrospectiva das vezes em que recebeu a diplomação na carreira política, agradeceu a família, a vice Adriane Lopes, destacou a importância do processo eleitoral e falou sobre o futuro com os parlamentares eleitos.

O juiz da 8ª Zona Eleitoral, Paulo Afonso de Oliveira, destacou os desafios desta eleição em meio a pandemia do novo coronavírus e lembrou que apesar das limitações impostas pelas medidas de biossegurança o processo eleitoral foi um sucesso.

Sobre o atraso na apuração dos votos, Oliveira explicou que o objetivo da escolha da justiça eleitoral pelo envio dos dados de todo o país ao Tribunal Superior Eleitoral visava a isenção, justiça e segurança da transmissão das informações. O juiz ainda comparou o processo eleitoral dos Estados Unidos ao brasileiro.