Ressignificação do luto: Projeto solidário arrecada acessórios de cabeça para pacientes com câncer

Karina Anunciato

Em busca de força para ressignificar a dor causada pela perda da irmã gêmea, há cerca de 4 anos, Annelise Peralta fundou o projeto social ‘Lenços de Luz’. A ação consiste em arrecadar lenços, bandanas, bonés, boinas e toucas que são doados a mulheres, homens e crianças em tratamento de câncer.

Annelise Peralta fundadora do Lenços de Luz

A história pessoal, da fundadora do projeto, é cercada pela resiliência de duas grandes perdas em um curto espaço de tempo. Depois da partida da irmã, Annelise ainda perdeu o irmão em um acidente de trânsito.

“Eu sai de um luto e entrei num outro, porque eu perdi meu irmão, em um acidente. Então eu preciso seguir, o luto não é fácil. Ah, o luto dura um ano. Não ele dura para o resto da vida. A gente guarda a dor aqui e ela fica escondidinha. Só que eu preciso seguir porque eu tenho a minha mãe – maravilhosa – a minha família, meu marido – que é espetacular na minha vida, 38 anos juntos e me dá muita força – meus filhos e a minha irmã tinha três filhos, eu tenho dois. Tudo que era dela, era meu. E tudo que era meu, era dela. Então quando ela foi para o céu as meninas ficaram, não são crianças, mas eu estou aqui. Eu vejo que tem muita gente que precisa de mim”.

Mesmo que a dor não passe nunca, já que a perda de um ente querido jamais acaba, para ela contribuir com o próximo tem sido a mola propulsora para seguir em frente.

“Este projeto surgiu no momento em que a minha irmã gêmea, univitelina, minha metade se foi. Ela descobriu uma leucemia, grau quatro, em 26 dias ela se foi. Então durante este tempo eu precisava fazer alguma coisa, porque quando ela ficou internada a gente entra numa tempestade e acha que não vai sair. Eu precisa agradecer todas as pessoas que me ajudaram, no momento da doação de sangue, foi uma das maiores doações que teve no época no Hemosul”.

Para executar o projeto Lenços de Luz, Annelise conta com a parceira das amigas de infância Michele Abdo e Adriana França. As doações repassadas ao grupo são separadas, higienizadas para só depois seguir para os pacientes. “Durante o tratamento a pele fica frágil e a autoestima não fica tão alta. A gente separa e higieniza e entrega nas clínicas. Eu entrego na Santa Casa e no Hospital Regional”.  

Vale frisar que podem ser doados itens novos e usados, em bom estado de conservação. Para entregar os objetos basta entrar em contato com o número (67) 9 9825-7494, ou no Instagram do projeto @lenços_de_luz.

A entrevista completa com Annelise Peralta: