Recebimento por Pix e preenchimento automático, conheça as principais mudanças na declaração do IR 2022

Karina Anunciato

Os dados podem ser apresentados através do programa da Receita Federal, disponível para download, e também pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda" (Foto: Agência Brasil)

Anualmente a Receita Federal atualiza informações para o processamento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Este ano, entre as principais novidades estão: o recebimento da restituição via Pix e o pré-preenchimento dos dados. Em entrevista ao Jornal das Sete desta sexta-feira (18), a advogada e secretária adjunta da Comissão de Assuntos Tributários da OAB/MS, Raiana Barbosa, falou sobre as principais mudanças e alertou para detalhes que podem comprometer o recebimento da restituição. 

Raiana Barbosa, advogada e secretária adjunta da Comissão de Assuntos Tributários da OAB/MS (Foto: Arquivo Pessoal)

“No caso do recebimento por Pix é importante o contribuinte ficar atento ao número da chave. Este número precisa ser o CPF do contribuinte, não pode ser de terceiro. Então se você não tem uma chave Pix do seu CPF, continue usando os dados bancários para receber a restituição”.

Sobre o preenchimento automático dos dados, a advogada explicou que este recurso, que está disponível desde o último dia 15 de março, embora agilize o fornecimento de informações, deve ser conferido e caso necessário alterado pelo contribuinte.

“Esses dados que a Receita já recebe das instituições – bancárias, recolhimento de empresas que recolhem o IR na fonte – ela vai fazendo o lançamento com base no CPF do tomador, no caso do declarante. Aí cabe ao contribuinte olhar a declaração pré-preenchida, verificar se as informações são compatíveis e reais. Ele pode fazer os ajustes, e aí a declaração está pronta, ele não vai precisar lançar item por item”.   

Outra mudança importante impacta diretamente contribuintes com filhos. Agora, as pessoas precisam informar se o dependente mora ou não com o declarante. O prazo para a declaração do IR termina no dia 29 de abril.

A entrevista completa com Raiana Barbosa você confere aqui: