Patinando para avançar na coleta de dados do Censo 2022, MS é o 4° estado com pior desempenho no país

 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul é o estado com o pior desempenho na coleta de dados do Censo 2022. Até agora, 44,4% da meta foi concluída.

A média nacional de conclusão dos dados, por estado, é de 54,7%. Na lista dos piores em desempenho de consolidação da conclusão das informações estão: Mato Grosso (35,3%), Roraima (41,5%) e o Acre (42,6%). O Estado com melhor resultado foi o Amazonas, com conclusão de 76% ou 10.635 setores censitários. 

Fernando Galina, coordenador de divulgação do Censo 2022 em MS, explicou que entre as justificativas para este atraso no serviço estão a falta de recenseadores.

“No Brasil inteiro a gente está com dificuldade de contratação. A necessidade ideal é de 180 mil recenseadores e no Brasil inteiro não conseguiu atingir. Aqui em Mato Grosso do Sul a gente tem um resultado ainda pior, nós nunca conseguimos passar de 63% da quantidade de vagas necessárias, então é natural que a gente estivesse atrás na coleta”.    

A entrevista completa com Fernando Galina, você confere aqui: