No primeiro final de semana de convenção, partidos definem nomes

Karina Anunciato e Kelson Carvalho

Rose Modesto durante a convenção do União Brasil na última sexta-feira (Foto: Divulgação)

Com a janela de convenções partidárias abertas até o dia 05 de agosto, alguns partidos não perderam tempo e já confirmaram seus representantes na disputa eleitoral de 2022.

Aqui no estado, o primeiro partido a confirmar sua representante foi o União Brasil. A deputada federal, Rose Modesto teve seu nome referendado na última sexta-feira (22) com a presença de vários políticos, entre eles a senadora Soraya Thronicke, presidente estadual do União Brasil, e do vereador e presidente municipal do partido Coronel Alírio Villasanti.

Rose, que falou por cerca de 20 minutos durante o evento, ressaltou o apoio em torno de seu nome e a possibilidade da eleição da primeira mulher ao cargo de governadora do estado.

Sem confirmar o nome do vice, Rose não escondeu a empolgação quando falou do atual vice-governador, Murilo Zauith, presente na cerimônia. Ela destacou ainda do apoio que recebeu de Zauith quando decidiu ser titular na disputa. No entanto, sem a confirmação para a formação da chapa, Rose ressaltou que a negociação para a escolha do vice segue até o dia 05 de agosto. 

Para a disputa da vaga ao senado, o União Brasil confirmou o nome de Luis Henrique Mandetta. Ele que já foi deputado federal, secretário municipal e ministro da saúde, cravou seu nome como representante do partido, após a disputa interna com o procurador de justiça, Sérgio Harfouche, do Avante.

PSB

Quem também realizou sua convenção foi o PSB – Partido Socialista Brasileiro, no sábado (23). Sem um nome próprio para a disputa estadual, o partido decidiu apoiar a candidatura de Eduardo Riedel, do PSDB.

Ricardo Ayache, presidente estadual do PSB – que inclusive neste ano foi convidado pelo pré-candidato, Marquinhos Trad (PSD) como vice – em entrevista ao jornalista Antônio Bispo explicou que a escolha do partido foi por acreditar “que este é o projeto mais preparado para atender as demandas de Mato Grosso do Sul”. Ele ainda ressaltou que em nível nacional o apoio do partido é do PT de Lula. No entanto, Riedel apoia o candidato à reeleição Jair Bolsonaro.

Além do União Brasil e do PSB, as legendas Rede Sustentabilidade e o Psol, federalizadas, oficializaram neste domingo (24) – durante sua convenção partidária – as candidaturas de Adônis Marcos, ao governo de Mato Grosso do Sul e Ilmo Cândido de Oliveira, a vice.

As convenções partidárias terminam no dia 05 de agosto, prazo máximo para a confirmação dos representantes das candidaturas. Faltam confirmar ainda os nomes para a disputa do governo do estado os partidos: PSDB, PSD, PRTB, PT e MDB.

Presidenciáveis

PT – Em nível nacional na última quinta-feira (21), o PT (Partido dos Trabalhadores) confirmou o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, para presidente e vice, respectivamente. Ao todo a coligação conta com o apoio de sete partidos: PT, Pc do B, PV, federados, além do apoio do PSB, PSOL, PSTU e Rede.

PL – Ontem (24) foi a vez do PL (Partido Liberal) confirmar o presidente da República, Jair Bolsonaro como candidato à reeleição. Durante a convenção no Rio de Janeiro, no estádio do Maracanãzinho, Bolsonaro falou por cerca de 40 minutos e cravou o nome do vice, o ex-ministro da Casa Civil e general do Exército, Walter Braga Neto.

Jair Bolsonaro durante a convenção de ontem (Foto: Divulgação)

Estiveram presentes à cerimônia a deputada federal por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP/MS), pré-candidata ao senado, e o pré-candidato Eduardo Riedel. Nas redes sociais, Riedel destacou o apoio.

Avante – Avante oficializou no sábado (23) a candidatura de André Janones para a Presidência da República. O anúncio foi feito durante convenção nacional do partido, realizada no Grande Teatro do Minascentro, em Belo Horizonte. Essa é a primeira vez que Janones concorre ao posto de presidente.

Confira o áudio: