Ministério da Saúde altera mapa e entrega de vacina infantil é adiada

Karina Anunciato

(Foto: Divulgação)

As vacinas pediátricas contra a covid-19 devem chegar a Mato Grosso do Sul no final da tarde desta sexta-feira (14). A remessa com o primeiro lote contendo 18.300 doses da vacina era aguardada para o período da manhã de hoje, no voo da LA-3676. No entanto, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Ministério da Saúde mudou o mapa de voo e as vacinas da Pfizer para as crianças de 5 a 11 anos são esperadas para chegar às 17h35, no voo 3559, no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Mesmo com a alteração de chegada, a SES mantém para hoje o início da distribuição das vacinas aos municípios, a partir das 18h30, na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica.

Além disso, nesta sexta-feira foi publicado no Diário Oficial a Resolução Nº 07/CIB/SES que informa como deve acontecer a vacinação em crianças. Assim como orientou o Ministério da Saúde, a vacinação em Mato Grosso do Sul vai acontecer de forma decrescente, ou seja, iniciando a partir dos 11 anos de idade até chegar às crianças de 5 anos de idade.

Sobre a vacinação no público infantil, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou a importância do início da imunização nesta faixa etária – de crianças entre 5 e 11 anos.

“Neste momento abrupto da doença, a vacinação de crianças é uma medida acertada. Principalmente na iminência do retorno às aulas. Em parceria com os municípios, vamos vacinar o maior número possível de crianças logo nos primeiros lotes”.

Ainda ficou definido pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a quantidade de doses distribuídas para os municípios. Campo Grande vai receber 4.310 doses; Dourados 1.880 doses; Três Lagoas e Miranda, 630 doses cada uma.

Segundo a estimativa apresentada pela SES, Mato Grosso do Sul possui 301.026 crianças de 5 a 11 anos.

Mais Vacina

Nos próximos dias um novo lote será entregue ao país pela Pfizer. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, anunciou nesta sexta-feira (14) a antecipação de 1,2 milhão de doses de vacina pediátrica. A previsão inicial era que essas doses chegariam ao Brasil no dia 20 de janeiro.