Jornal das Sete: Bombeiros recomendam cuidados com fogos de artifício nas festas de fim de ano

Hoje, no Jornal das Sete, recebemos o Tenente do Corpo de Bombeiros Max Sousa Tosta que falou sobre os cuidados com o manuseio dos fogos de artifício e os malefícios que os ruídos do estampido produzem. Os fogos com ruídos intensos podem gerar medo, estresse e ansiedade em crianças autistas e nos pets. Estudos comprovam que as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) são sensíveis aos estímulos sensoriais, por isso os ruídos dos fogos são tão prejudiciais. 

Entre as recomendações, para evitar crise, estão algumas medidas que podem reduzir os efeitos negativos, como o uso de abafadores auditivos, buscar abrigo em junto com a criança num ambiente familiar mais tranquilo, onde ela possa se sentir mais segura. Distrações com brinquedos, vídeos e/ou músicas da preferência do autista podem ajudar a reduzir o estresse causado durante a queima.   

Animais domésticos e a queima de fogos

Quem tem um animalzinho de estimação sabe o quanto o barulho dos fogos provoca reações de estresse e ansiedade neles.

No desespero de fugir do barulho, os pets podem ficar desnorteados, agressivos, se machucarem ou fugirem. Podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada. Para os pets, o veterinário pode ser consultado sobre a necessidade de administrar calmantes. 

Cuidados durante a queima dos fogos de artifícios 

Para evitar acidentes é fundamental adotar medidas de segurança, começando por verificar se o estabelecimento tem a certificação dos Corpo de Bombeiros ou o Certificado de Registro fornecido pelo Exército Brasileiro, antes da compra.

Outras orientações incluem a leitura cuidadosa das instruções presentes no rótulo dos produtos, a proibição da soltura de fogos em locais fechados, a atenção à posição dos foguetes e a não sobreposição de rojões de papelão. Em caso de falha, é crucial não se aproximar ou tentar reacender o rojão. Para informações adicionais ou em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar está disponível através do telefone 193.