Incêndios em vegetação precisam ser combatidos e denunciados

Michael Franco e Karina Anunciato

Reprodução: Edemir Rodrigues - Governo de MS

Depois de um 2020 crítico, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está mais preparado para o combate às chamas em todo o estado, seja na área urbana ou na rural. Foi o que contou o assessor de comunicação da corporação, tenente-coronel Arruda, que conversou com o Jornal das Sete, desta sexta-feira (30).

Ao contrário do que muitos pensam, segundo ele, as regiões urbanas registram mais incêndios do que o Pantanal, por exemplo. “A maior parte dos atendimentos da corporação se concentra nas cidades e principalmente em Campo Grande. Temos um número altíssimo de incêndio de vegetação na Capital, quando a gente fala de pantanal tem um ou dois grandes incêndios, mas em Campo Grande são vários focos de calor diariamente”.

Arruda comenta que isso se deve, sobretudo, à atitude que alguns cidadão ainda continuam em tomar de incendiar lixo, ou vegetação, para auxiliar no trabalho de limpar determinada região. “A gente sabe que a maioria é originada dessa cultura de fazer limpeza e aproveitar para atear fogo. É um crime ambiental, crime contra a saúde”.

Por isso é importante denunciar. Caso se depare com um foco de incêndio, o cidadão deve acionar os Bombeiros pelo telefone 193. Denúncias do crime ambiental podem ser feitas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur). O telefone é 4042-1323.

Ouça a entrevista completa com o tente-coronel Arruda: