Imposto de Renda 2021, saiba como declarar a redução da jornada de trabalho

Karina Anunciato e Michael Franco

(Foto: Reprodução UOL)

Tradicionalmente os meses de março e abril são dedicados ao período de envio das declarações de imposto de renda pessoa física. Este ano, devido às alterações advindas da pandemia da covid-19 muitos questionamentos surgiram a respeito de como declarar essas mudanças na renda. Um exemplo foi o programa conhecido como Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) que autorizou empresas a negociar com o empregado a diminuição proporcional da jornada de trabalho e salário. A professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UCDB, Lucélia Tashima explicou que para não ter erro na hora de declarar é importante seguir o passo a passo.

“Neste caso especificamente do BEm a gente precisa ter muita atenção. Porque aquela parcela que você recebeu de ajuda do governo ela tem que ser declarada como rendimento tributável recebido da pessoa jurídica, esta é a fonte pagadora específica que a pessoa deve colocar. Para saber qual o CNPJ deve colocar, a pessoa deve consultar o aplicativo Carteira Digital, ou no próprio site da Receita Federal ele ensina o passo a passo para isso, e lá você vai colocar o CNPJ que é o específico do governo”.

Quanto à parte recebida pela empresa, ou pelo empregador, a professora orientou que o contribuinte deve declarar no item de rendimento isento não tributável.

Lucélia Tashima, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UCDB (Foto: UCDB)

Na conversa, a coordenadora alertou ainda para as fraudes neste período de declaração e ressaltou que a Receita Federal não encaminha e-mail, mensagens por whatsApp, nem liga para os contribuintes.

“A Receita notifica, se for o caso, no seu endereço correspondente. É por isso que quando você faz a declaração você tem que preencher se o seu endereço é o mesmo do ano anterior. O único lugar que a Receita te envia informativo é dentro do E-CAC. No site da Receita Federal quando você entra e acessa suas informações elas são criptografadas, então pode ficar tranquilo”.

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realiza o trabalho de tira-dúvidas on-line dos contribuintes que necessitam de orientação. As perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail naf@ucdb.br

A entrevista completa com Lucélia Tashima, você confere aqui: