Festival ‘Campão Cultural’ espalha arte, diversidade e cidadania pela capital

Karina Anunciato

Arte muralista está na programação do Campão Cultural (Foto: Portal MS)

O Festival que começa nesta segunda-feira (22) e segue até o dia 05 de dezembro, não terá um palco único de apresentações. As ações estarão espalhadas pela cidade através de instalações, oficinas, apresentações e workshop. Em entrevista ao Jornal das Sete, Secretário Estadual de Cidadania e Cultura (Secic), João César Mattogrosso frisou a importância do evento para o estado. A atividade marca a retomada dos trabalhos do setor cultural, após a vacinação contra a covid-19. Além disso, Mattogrosso destacou algumas das atividades destes 15 dias de evento.

João César Mattogrosso, Secretário de Estadual de Cidadania e Cultura (Secic) (Foto: Arquivo Pessoal)

“Nós estamos falando de levar, literatura, gastronomia, design, moda, artes visuais, cultura LGBT, cultura afro brasileira, contação de história, muralismo, shows, enfim todas as formas de cultura que nós podemos estar levando, nós vamos levar para os bairros com atrações regionais, mas também com atrações nacionais”. 

Devem se apresentar no ‘Campão Cultural’ artistas nacionais como: Atitude  67, Renato Teixeira, Duda Beat, entre outros. Além da capital, os distritos de Anhanduí e Rochedinho também receberão as atividades.

Sobre a realização do evento, Mattogrosso lembrou que em julho foi lançado o pacote de incentivos  financeiros do governo do estado, ‘Retomada MS’ com o objetivo de fomentar a economia pós-pandemia. Do recurso de R$ 1 bilhão, cerca de R$ 130 milhões foram destinados à cultura para a promoção da cadeia produtiva e para a realização de diversos eventos como por exemplo, o Festival América do Sul e Festival de Bonito. Com boas expectativas para o setor, o secretário antecipou que ainda este ano deve lançar outro festival e mais editais de cultura.

Para acompanhar a programação do Festival ‘Campão Cultural’acesse o site.

A entrevista completa você confere aqui: