Estudantes do ensino superior tem três dias para se inscrever no Prouni

Karina Anunciato com informações da Agência Brasil

As inscrições para a primeira edição do Prouni de 2022 podem ser realizadas entre os dias 22 a 25 de fevereiro (Foto: Reprodução)

Estão abertas a partir desta terça-feira, as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni). Ao todo serão ofertadas mais de 270 mil bolsas, este é o maior número já disponibilizado pelo programa.

Criado em 2005, o programa oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Neste ano serão 181 mil bolsas integrais e quase 92 mil parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade do curso.

Para concorrer a uma das vagas do ProUni, é preciso que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola pública ou tenha recebido bolsa integral em escola privada.

Outro critério para participar do programa é a renda familiar. Para obter a bolsa parcial, a renda de cada pessoa na família não pode passar de três salários mínimos. Já para obter o desconto de 100% da mensalidade, é preciso comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

O estudante precisa, ainda, ter realizado o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Neste ano, a novidade é que os futuros universitários podem utilizar a nota do ENEM das duas últimas edições para concorrer a uma vaga, mas precisam ter feito pelo menos 450 pontos na prova e não pode ter zerado a redação. Nas edições anteriores, o estudante só podia utilizar a última nota do ENEM.

As inscrições para a primeira edição do Prouni de 2022 ficam abertas do dia 22 até dia 25 de fevereiro. O estudante pode consultar no site do Prouni o tipo de bolsa, a modalidade de ensino, o curso, a instituição e o local do campus.

Os nomes dos selecionados na primeira chamada serão divulgados no dia 2 de março.