Em 10 anos, Programa formou 100 profissionais com foco na sustentabilidade agropecuária

Fazendo história e construindo um mundo melhor. O Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB comemora, neste ano, 10 anos de criação. Durante este período, mais 46 mestres e 54 doutores se formaram no programa.

Doutor Denilson Oliveira, Professor e Coordenador do Programa (Foto: Karina Anunciato)

O professor Doutor Denilson Oliveira, coordenador do programa, em entrevista ao Jornal das Sete (15), falou sobre a missão do Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária que está muito além da formação acadêmica, o objetivo do trabalho é de produzir efeitos práticos na sociedade gerando cada vem mais consciência ambiental.

“A gente faz uma reflexão deste 10 anos de formação de recursos humanos para o Mato Grosso do Sul, para o Brasil e também para o mundo – porque nós temos egressos na Austrália – a gente fica feliz com a missão que nós temos da formação desses recursos humanos. Quando o profissional chega com seus sonhos, tentando dar mais rumo a sua carreira, a gente entende a importância de dar rumo a esta formação. Principalmente, neste momento em que vivemos, que o meio ambiente – no qual estamos inseridos – cada dia mais necessita da nossa consciência de preservação, de sustentabilidade. Então o nosso programa tem essa missão, não só com a educação, mas também com a sociedade”.      

Entre as pesquisas iniciadas no programa, Oliveira exemplificou um caso que já produz efeitos reais.

“Nós temos vários casos. Um deles é o caso de uma egressa que tem uma startup incubada na Universidade que ela trabalha com gestão computacional, na avaliação de bovinos, então isso é muito aplicável no dia a dia do nosso pecuarista e é um dos casos exitosos entre outros que a gente tem dentro do programa”. 

Em celebração a data, nesta semana, entre os dias 15 a 18 de março está sendo realizada uma semana especial com diversas atividades como: o plantio de árvore, descerramento de placa, distribuição de mudas, oficinas e palestras.

Confira a programação:

15/03

– 8h às 10h: Abertura – Plantio Simbólico de Árvore e Descerramento de Placa

Local: Bosque UCDB

– 14h às 16h: Oficina de Aquarela Botânica (15 VAGAS**)

Ministrante: Grasiela Edith de Oliveira Porfirio

Local: Bosque UCDB

 **As 15 vagas já foram preenchidas, mas ainda é possível se inscrever. Porém, é necessário trazer os seguintes materiais para participar da oficina: 1 folha de papel canson para aquarela 300 g/m2; 1 estojo aquarela pastilha 12 cores; 1 pincel para aquarela n° 6 e 1 pincel para aquarela n° 4.

17/03

– 8h às 11h: Pedágio de Mudas

Local: Entrada – Estacionamento do Bloco A

 18/03

– 7h30 às 8h: Apresentação Pastoral

– 8h às 8h30: Solenidade de Abertura e Apresentação do PPGCASA

– 8h30 às 9h50: Palestra – Área de Ciências Ambientais e Cenário Pós-Pandemia

– Ministrante: Profa. Dra. Jarcilene Silva de Almeida (CAPES)

– 10h às 12h10: Mesa-Redonda “PPGCASA e Minha Formação Profissional”

  • Profa. Carina Elisei (moderadora)
  • Filipe Martins Santos Gabriel
  • Paes Herrera
  • Diego Francis Passos Viana
  • Carlos Alberto Dettmer
  • Lesley Soares Bueno
  • India Mara Sgnaulin
  • Vitor Hugo dos Santos Brito 

– 13h30 às 13h55: Premiação – Primeiro Concurso de Fotografia do PPGCASA UCDB

– 14h às 16h: Mesa-Redonda “Meio Ambiente e suas Vertentes”

  • Profa. Dra. Paula Helena Santa Rita (moderadora)
  • Cláudia Gaigher (jornalista)

– 16h às 17h: Encerramento

  • Prof. Dr. Denilson de Oliveira Guilherme

Local: Bloco C – Auditório Pe. José Scampini

São parceiros das atividades em comemorações aos 10 anos do Programa, as seguintes empresas: Kibela Moda Praia, Agro Quantum, José Takio Onogi – Corretor de Imóveis e Ateliê Verde Inspira. A Capes, CNPq e Fundect apoiam o evento. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3312-3702.

A entrevista completa com Denilson Oliveira, você confere aqui: