Dia da Terra, hábitos sustentáveis contribuem para saúde do planeta

Karina Anunciato e Michael Franco

O dia 22 de abril é dedicado a reflexão sobre o meio ambiente no Dia da Terra. Como as práticas humanas estão interferindo no comportamento do planeta? Neste dia simbólico nós conversamos com o coordenador do Curso de Agronomia da UCDB, Cleber Júnior Jadoski, no Jornal das Sete.

O coordenador ressaltou a necessidade dos hábitos diários de preservação e conservação da Terra como nosso único lar.

“Parece que nós estamos falando de coisas distantes da gente como o derretimento de geleiras, mudanças no clima e essa alteração ela é tão pequena que a gente acaba não percebendo ao longo dos dias. Mas nós temos muitas coisas que acontecem junto a nós. Então o cuidado com o lixo, onde ele está sendo guardado, onde ele está sendo colocado nos nossos municípios. Como isso está refletindo nas suas proximidades, como está sendo o reflexo no rio, no córrego? Se está havendo a reciclagem desses materiais para que eles possam voltar para a indústria diminuindo o impacto disso que está sendo utilizado”.

Entre muitos questionamento na área ambiental, uma das discussões mais inflamadas diz respeito a exploração e uso do solo pela agricultura e pecuária. Sobre este ponto, Jadoski explicou que embora a exploração no campo cause algum impacto no solo, comparado a 1990 quando a produção de soja apresentava rentabilidade de 1.000kg por hectare, hoje com o mesmo espaço a rentabilidade evolui 3 vezes mais. Para o professor isso é resultado da tecnologia e evolução nas técnicas de manejo do solo.

A entrevista completa com Cleber Jadoski, você confere aqui: