Depois das festas: primeira semana de janeiro apresenta salto de casos confirmados de covid-19 no estado

(Foto: Saul Schramm)

A primeira semana de janeiro de 2022, apresentou aumento de 315,4% na média móvel de casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul. A semana que começou com a confirmação de 138 novos casos saltou para 947 confirmações até esta sexta-feira (07). As informações fazem parte do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Para a secretária adjunta da SES, Christinne Maymone os números representam o relaxamento das medidas de biossegurança durante as festas de final de ano.

“Estamos olhando o aumento desses casos através não só dos testes RT-PCR mas também dos testes rápidos. No dia 3 nós tínhamos 138 casos, no dia 5 tínhamos 25 casos novos, no dia 6 tínhamos 821 casos novos. É claro que aumentou a testagem, as pessoas que voltaram das férias, e aumentou a disseminação da doença. Ou seja, em quatro dias nós pulamos de 138 para 947”.

Além disso, a secretaria ressaltou que um dos complicadores para o salto de casos confirmados é a presença da variante ômicron, mais contagiosa que as outras formas da doença registradas até o momento. 

Ainda de acordo com o boletim, Campo Grande é o município com o maior número de novos casos com 323, seguido por Dourados, Três Lagoas e Corumbá. Três pessoas tiveram a morte confirmada pela doença, num total de 9.740 óbitos desde o início da pandemia.

Com mais pessoas apresentando sintomas gripais, aumentou também o número de testes realizados em Mato Grosso do Sul. Na primeira semana de janeiro a média de exames/dia realizados pelo Laboratório Central (Lacen) para detectar a covid-19 era de 205 testes, agora este número é de 375/dia. Um total de 1.876 exames em 2022.