Com status de super secretaria, Mattogrosso assume pasta da Cidadania e Cultura

Karina Anunciato e Michael Franco

Secretaria de Cidadania e Cultura tem sob sua responsabilidade a administração de 7 subsecretarias (Foto: Chico Ribeiro)

Na nova composição de secretarias do Governo do Estado, João César Mattogrosso assumiu a Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic). Sob sua responsabilidade Mattogrosso terá 7 subsecretarias e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Ele que se licenciou do cargo de vereador para assumir a pasta, encara o desafio como mais uma etapa na carreira política.

“Recebi o convite do governador Reinaldo para estar integrando o time de secretariado, motivo de muito alegria, porém, com toda certeza de muita responsabilidade  de assumir uma secretaria tão importante com o papel de fortalecer e ampliar as políticas públicas e ter um olhar para a nossa cultura que é um setor que ficou muito e está muito prejudicado.” 

Sérgio de Paula e João César Mattogrosso (Foto: Portal MS)

Entre as atribuições da Secic está a administração das subsecretarias de: Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência; Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial; Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas; Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena; Subsecretaria de Assuntos Comunitários; Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude e Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT.

Em um momento de tanta polarização de pautas, o secretário ressaltou que apenas com tolerância e políticas transversais será possível vencer os obstáculos vividos pelas minorias. 

“Infelizmente a gente passa, não só devido a pandemia, por esse momento de polarização. Eu não suporto a questão da polarização. Eu acho que tanto o lado esquerdo quanto o lado direito, o norte e o sul, todos tem seus lados positivos e tem de repente as suas falhas. Ninguém é melhor do que ninguém, é só um ponto de vista e a gente tem que aprender a respeitar todo mundo. Tá faltando tolerância, empatia e isso é um grande desafio, ainda mais neste momento da nossa pasta. Conseguir colocar política conversando com todos, olhando principalmente a questão das minorias, e o nosso papel vai ser de interligar as subsecretarias com todas as outras pastas do nosso governo do estado. Precisamos fazer uma política transversal onde as pastas se comuniquem”.

Além de João César Mattogrosso tomou posse, ontem, Sérgio de Paula na Casa Civil.

A entrevista completa com João César Mattogrosso, você confere aqui: