Com orientação e direcionamento, Comissão da OAB acolhe imigrantes em MS 

( Foto: Deutsche Welle)

Devido a sua posição geográfica de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, Mato Grosso do Sul é uma das portas de entrada da imigração no país. Muitas dessas pessoas que saem de seu país de origem acabam se fixando aqui no estado, na maior parte das vezes sem documentação nenhuma. Com o objetivo de prestar auxílio e acolhimento aos estrangeiros, a Comissão de Direitos dos Imigrantes e Refugiados da OAB de Mato Grosso do Sul organiza para o mês de março a campanha de atendimento voluntário de imigrantes.

Cristiane Viegas, presidente da Comissão de Direitos dos Imigrantes e Refugiados da OAB/MS (Foto: Mário Hisano)

De acordo com a presidente da comissão, Cristiane Viegas, a ação vai envolver advogados da instituição que vão atuar no esclarecimento de situações práticas do imigrante.

“Estamos com um projeto, já no mês de março, de atendimento voluntário dos advogados – pelo menos uma vez por mês – no espaço público da OAB para fazer atendimento seja de questões trabalhistas, cível, ou qualquer questão que possa direcionar os migrantes”.

Viegas explicou que todo o trabalho da comissão conta com a parceria pública e privada. Outra ação do grupo é a campanha de arrecadação de donativos para refugiados afegãos. 

Entrevista no estúdio da FM Educativa UCDB (Foto: Karina Anunciato)

“Nós estamos numa campanha nacional recebendo doações de cobertores, travesseiros, fraldas, produtos de higiene… E também estamos pedindo leite para uma família paquistanesa que tem um bebê de 4 meses e uma criança 2 anos”.

As doações podem ser entregues na sede da OAB em Campo Grande, na Avenida Mato Grosso, 4700. Pedidos de atendimento, esclarecimentos e entrega de doações também contam com o telefone 9 9600-6141.

A entrevista completa com Cristiane Viegas você confere aqui: