Com foco no ser humano, Especialização começa no próximo mês

Karina Anunciato

As relações humanas e a interação com o meio podem acontecer de muitas maneiras – de modo especial através de estímulos sensoriais. Compreender como essas dinâmicas acontecem e de que forma elas afetam o nosso dia a dia são fundamentais para a promover novas estratégias de comunicação e marketing. 

Neste sentido, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) está com as inscrições abertas para a Especialização de Psicologia da Comunicação. Thiago Muller, coordenador do curso, explicou que a especialização tem início já no próximo mês, tendo como principal ferramenta de estudo o ser humano.

Thiago Muller, coordenador da Especialização em Psicologia da Comunicação (Foto: Karina Anunciato)

“Essa especialização busca provar, cada vez mais, que nós fazemos negócios com pessoas e para pessoas. Às vezes a gente fica tão dedicado em planejamento ou em processos e nos esquecemos que o maior processo é falar e entender pessoas. Quando a gente entra dentro deste viés, a gente percebe coisas que antes não tinha tanto tempo para perceber, no meio da correria. E a psicologia da comunicação ajuda nisso. Ela ajuda a perceber como que o outro está organizando alguns processos, como que o outro vai entender a mensagem que eu estou trabalhando”.

Ao todo, são 372 horas de carga horária dividida entre as disciplinas: Psicanálise e Comunicação contemporânea, Mídias e subjetividade, Neuromarketing: Aspectos fisiológicos, Comportamento do consumidor, Consumo digital, Psicologia da Comunicação, e outras. As aulas começam no dia 08 de julho, no Campus 2 da UCDB, que fica em frente a Praça do Rádio, no Centro. Sobre a sensorialidade, Muller lembrou que há muitas formas de estímulos. 

“Nós somos influenciados, somos motivados, por vários caminhos sensoriais. Existe o caminho sensorial: iluminação, textura, a voz principalmente acaba encantando como se fosse o canto da sereia, como se fosse essas figuras místicas. A neurociência explica sobre isso… O nosso corpo tem uma energia que consegue comparar as vibrações músicas e aí a gente consegue ver pelos estilos como por exemplo com uma música pop a gente fica mais agitado, uma romântica mais calmo. Então imagina se a gente percebe essas coisas para consumo? Hoje em dia têm lojas especializadas em trabalhar áudio no interior delas”.

Podem se inscrever na especialização graduados em Administração, Marketing, Psicologia, Publicidade e Propaganda e áreas afins. No entanto, como o curso traz uma abordagem integral do comportamento humano, pessoas de outras áreas também podem ser contempladas.

“A gente já tem alunos matriculados da área da saúde, porque afinal eu preciso trabalhar esse atendimento humanizado que pedem hoje em hospitais. Então quando a gente pensa em negócios, se a gente não consegue perceber que negócios são feitos para as pessoas, a gente vai trabalhar muito, caminhar muito”.

Está programada para o dia 22 de junho a aula inaugural. As inscrições para a Especialização de Psicologia da Comunicação podem ser feitas pelo site.

A entrevista completa com Thiago Muller confere aqui: