A exemplo do que aconteceu na Campanha do Outubro Rosa, agora o Novembro Azul lembra aos homens a importância de cuidar da saúde. O Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão (HCAA) disponibilizará exames de sangue para homens de 50 a 75 anos para diagnóstico e prevenção de câncer de próstata.

A distribuição de 100 senhas começa às 5h, de segunda a sexta-feira, entre os dias 8 a 30 de novembro, o atendimento é por ordem de chegada. Em entrevista ao Jornal das Sete, o Diretor-Clínico do HCAA, médico oncologista, João Paulo Vendas Villalba orientou alguns cuidados que pacientes que realizarão o exame de sangue precisam ficar atentos.
“Quem for fazer o exame tem que estar em jejum de 4 horas, sem relação sexual por 3 dias e não pode ir ao local de bicicleta, motocicleta, a cavalo ou forma semelhante, que envolva montaria”.
Quando descoberto no início e tratado, a chance de cura do câncer de próstata é de 90%. O médico ressaltou também que os resultados realizados no HCAA poderão ser retirados em 15 dias úteis. Além disso, aqueles que identificarem alteração no hormônio PSA – antígeno prostático específico – serão investigados, e, se detectados, serão encaminhados para tratamento.
Sintomas
Em estágio inicial o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas, por isso é importante consultar-se com um médico e realizar os exames periodicamente. Mas algumas alterações podem indicar que o homem precisa de ajuda médica:
- Dor ou ardor durante a micção;
- Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, micção frequente ou incontinência;
- Disfunção erétil, impotência;
- Sangue na urina ou no esperma;
- Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.
- Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.
Os sintomas do câncer maligno de próstata são similares a outras doenças masculinas e também a diagnósticos benignos, como hiperplasia prostática. Por isso, o acompanhamento e a avaliação do especialista é fundamental para o diagnóstico correto.
O HCAA fica na Rua Mal. Rondon, 1053 – Centro. Não esqueça de levar o RG, CPF e o Cartão do SUS.
A entrevista completa com João Paulo Vendas Villalba, você confere aqui.