Censo 2022: visita às casas segue até outubro

Karina Anunciato

Os recenseadores usam dois tipos de questionários: o básico e o ampliado. Tudo leva cerca de 18 minutos para ser respondido (Foto: Assessoria IBGE/MS)

Desde a última segunda-feira (01), os recenseadores do IBGE estão circulando por todo o país para realizar a coleta de dados do Censo 2022. O levantamento é um importante instrumento para o mapeamento da população utilizado para criação de diversas estratégias, desde políticas públicas, pesquisa acadêmica a ações de investimentos.

Alex Uchôas, Coordenador Operacional do Censo de MS (Foto: Karina Anunciato)

Coordenador Operacional do Censo de Mato Grosso do Sul, Alex Uchôas explicou que o Censo é o retrato da população. 

“O Censo Demográfico é o maior retrato sociodemográfico e econômico da nossa população, da nossa sociedade. Com os dados do Censo, além de quantificar a população, a gente consegue saber onde a gente está distribuído e principalmente em que condições está vivendo. Os dados do censo demográfico são os principais balizadores de políticas públicas de todo o nosso país e também tem a utilização para a iniciativa privada, seja através da academia (universidade) ou construção de shoppings, qual o perfil de consumo daquele setor censitário, daquele bairro. Então, as informações do censo demográfico são fundamentais para toda a sociedade”.

Para dar conta da demanda e efetivar a coleta de informações, em Mato Grosso do Sul, o IBGE que trabalha rotineiramente com cerca de 200 profissionais. Por causa do Censo, hoje o órgão conta com o serviço de mais de 2500 pessoas. Circulando pelas cidades do estado durante todo o dia, os recenseadores trabalham uniformizados e identificados.

“O nosso recenseador, a nossa equipe, estará atuando sempre com um colete, crachá com a identificação, com o nome, número de identidade, ou a matrícula do recenseador, com a foto e nesse crachá tem um código QR-Code que a população pode colocar o celular ali e fazer a verificação que leva para a página do IBGE, onde faz a verificação se aquela pessoa é um servidor do IBGE”. 

Quem se sentir mais seguro ligando para um telefone, pode confirmar a identificação do servidor através do número 0800 721 8181. A coleta de dados do Censo 2022 segue até o dia 31 de outubro.

A entrevista completa com Alex Uchôas você confere aqui: