Campo Grande apresenta queda de 43% nas notificações de casos de dengue, em 2022

Karina Anunciato

Em janeiro de 2022 foram 162 casos notificados de dengue em Campo Grande (Foto: PMCG)

Mesmo com a chuvarada em janeiro, o mês fechou com saldo positivo no combate à dengue. Campo Grande apresentou queda de 43% nas notificações de casos de dengue.

No primeiro mês de 2022 foram registrados 162 casos notificados de dengue. No ano passado, este número foi de 287 casos de dengue, conforme boletim epidemiológico da Gerência Técnica de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O documento traz ainda que durante todo o ano passado, o município teve 5.133 casos notificados, 417 confirmados e três óbitos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os números se devem às ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. 

Além do trabalho de rotina, com a realização da visitação domiciliar dos agentes de endemias, diariamente os bairros com maior incidência de notificações recebem a borrifação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido popularmente como “Fumacê”. Também estão sendo intensificados nos bairros os trabalhos de mutirões.

Ainda em Campo Grande está sendo desenvolvido o projeto Wolbachia, que realiza a liberação de mosquitos aedes aegypti com a bactéria wolbachia que neutraliza a continuidade de transmissão da dengue através do próprio inseto. O projeto está finalizando a terceira fase de soltura dos mosquitos com a bactéria. No mês que vem, em março, começa a quarta fase dos trabalhos.