Campanha Dezembro Laranja alerta para os riscos do câncer de pele

Karina Anunciato

Para obter a vitaminada 'D' são necessários apenas de 10 a 15 minutos de exposição ao sol (Foto: Divulgação)

Com temperaturas batendo os 40 graus em boa parte do país, muita gente recorre às atividades ao ar livre e à piscina como estratégia para se refrescar. No entanto, é necessário fazer a exposição ao sol com proteção e moderação para evitar o agravamento de  doenças ou o desenvolvimento de câncer de pele. As orientações são do dermatologista Alexandre Moretti de Lima, entrevistado do Jornal das Sete desta segunda-feira (28) que falou sobre a Campanha Dezembro Laranja e deu dicas de cuidados com a pele no verão.

“Feridas que não cicatrizam, sangra fácil, pintas com bordas irregulares e com várias cores é preciso ficar alerta”, avalia o dermatologista, Alexandre Moretti de Lima (Foto: Divulgação)

“Neste período do ano, os índices de radiação de raios ultravioletas são os mais altos, então é preciso muito cuidado”, destacou o dermatologista que explicou a importância da vitamina ‘D’ no organismo, especialmente para o fortalecimento imunológico no enfrentamento da covid-19. “A vitamina ‘D’ é importante para o desenvolvimento imunológico e pode ser absorvida com 10 a 15 minutos de exposição solar. Inclusive nas atividades de rotina como ir ao supermercado, já é possível obter o benefício. O exagero é que precisa ser evitado”. 

Muitas pessoas se queixam sobre a dificuldade de encaixar na rotina um tempinho para se expor ao sol. Como alternativa, Moretti falou sobre a possibilidade da ingestão da vitamina com orientação médica. “É possível a ingestão de comprimidos de vitamina ‘D’, mas é necessário destacar que o excesso pode provocar problemas sérios para o metabolismo do cálcio ou alterações renais. O nível indicado é entre 30 e 60, acima disso pode trazer problemas”, frisou Alexandre.

A entrevista completa com o dermatologista Alexandre Moretti de Lima, dando dicas de como identificar uma lesão que pode ser câncer de pele, você confere aqui: