Assembleia Legislativa retoma as atividades com nova líder do governo

Karina Anunciato e Michael Franco

Abertura da sessão legislativa de 2021. (Foto: Luciana Nassar)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou ontem (02), a abertura da 3ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura. A cerimônia marcou a retomada dos trabalhos dos deputados estaduais em 2021. Os discursos foram marcados pelo compromisso de união entre os poderes e com o desenvolvimento do Estado. Entre as novidades para este ano, Mara Caseiro (PSDB) foi conduzida à liderança do governo na Assembleia. A deputada substitui Gerson Claro (PP) que estava no cargo em 2020.

A nova líder do governo, que até o ano passado era a presidente da Fundação de Cultura do Estado, assumiu o cargo ontem. Com discurso empoderado reforçando o papel da mulher no legislativo, Caseiro reconheceu a responsabilidade de ser a ponte entre os poderes. “É a primeira vez, em toda a história política de Mato Grosso do Sul, que uma mulher desempenha essa missão tão importante de ser a ponte entre os poderes Legislativo e Executivo”.

Mara Caseiro, que foi presidente da Fundação de Cultura até o ano passado, assume agora a função de líder de governo (Foto: ALEMS)

Líder da oposição, Pedro Kemp (PT) também usou a tribuna e falou sobre a expectativa para 2021. O deputado ressaltou a importância da representatividade de todos os grupos na assembleia. Kemp falou ainda sobre o impacto da covid-19 e destacou a necessidade da criação de políticas públicas e sociais. “O parlamento não seria a expressão do conjunto da sociedade e não seria um dos poderes garantidores do Estado Democrático de Direito se as minorias não fossem representadas, se as diferenças não fossem reconhecidas e se o debate plural não tivesse sua garantia nas instâncias do poder”.

Na abertura do ano legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), falou do trabalho conjunto com o executivo e destacou que devido a previsão constitucional na última semana assumiu o cargo de governador durante as férias do governador, Reinaldo Azambuja e impedimento do vice-governador, Murilo Zauith, que estava com covid-19. Corrêa ressaltou o compromisso com o desenvolvimento do estado. “Os deputados sempre me ajudam a tomar a decisão colegiada. Infelizmente, não estamos aqui para agradar a todos, e sim para manter o Estado de pé”.

Assim como no ano passado, este ano a Assembleia Legislativa segue realizando as sessões de forma mista – online e presencial – para evitar a contaminação da covid-19.