Após vacinação dos profissionais da educação, Campo Grande planeja volta às aulas de forma híbrida

A volta às aulas de forma híbrida está agendada para o dia 19 de julho na capital (Foto: PMCG)

Diferente do restante do país, que continua tendo dificuldades para retomar as aulas presenciais justificada pela falta de vacinação dos profissionais da educação, em Campo Grande a Secretária Municipal de Educação (Semed) já apresentou o seu plano de retomada de forma híbrida das atividades para as escolas. No mês de maio profissionais da educação com 35 anos ou mais foram imunizados contra a covid-19. O planejamento da Semed é a retomada das atividades com 50% dos alunos em casa e 50% da turma no presencial. Ainda, o retorno será escalonado por grupo escolar. No dia 19 de julho voltam a escola os alunos do ensino fundamental 2, do 6° a 9° ano.

Para o Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Professor Juari, isso é resultado do planejamento e organização das equipes de saúde.

“Campo Grande é a capital que mais vacinou e em nível de estado, mais a federação, Mato Grosso do Sul se destaca também pelo compromisso. A única maneira que a gente tem de voltar às atividades, todas não só a escolar, é com a vacinação”.

Vereador Professor Juari. (Foto: Assessoria)

O vereador destacou ainda o impacto nas atividades econômicas relacionadas à rotina escolar como por exemplo o transporte de alunos. Além disso, Professor Juari ressaltou o prejuízo social e educacional provocado pelo distanciamento da escola.

“Como professor, sei que de maneira remota ou a distância, não tem a eficiência do presencial. Você não consegue acompanhar as atividades dos alunos como tem que acompanhar. Não estou, claro, fazendo crítica aos professores, porque eles estão trabalhando cem vezes mais, não tem horário. Recebe whatsapp meia-noite, 1 hora da manhã, eles trabalham muito. Mas até mesmo o compromisso do pai em casa, não é tão eficiente. E às vezes o pai quer acompanhar e não tem condições, conhecimento para ajudar. Além da questão da convivência, isso faz muito bem para a mente do aluno, rever os colegas”.

Na próxima semana, dia 17 de maio às 20 horas, a Comissão de Educação da Câmara Municipal prepara um live para discutir a retomada das atividades presenciais das escolas em Campo Grande. 

A entrevista completa com o Professor Juari, você confere aqui: