Anvisa autoriza aplicação da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças

Karina Anunciato

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade no Brasil. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (16), após avaliação técnica dos diretores da agência.

O pedido de autorização para aplicação do imunizante em crianças foi entregue pela farmacêutica no dia 12 de novembro.

Entre as especificações apresentadas pela Anvisa para a aplicação da vacina em crianças estão a cor do frasco que será laranja, enquanto que embalagem da vacina aplicada em adultos é roxa; além disso a dosagem em crianças será menor, de 0,1mg, em adultos a dosagem é de 0,3mg.

Na reunião pública transmitida ao vivo pela Anvisa, o diretor-geral de Medicamentos da agência, Gustavo Mendes, afirmou que as evidências científicas disponíveis apontam que a vacina administrada no esquema de duas doses para crianças de 5 a 11 anos pode ser eficaz na prevenção de doença grave e de óbitos. 

Quanto ao intervalo entre a primeira e a segunda dose, o tempo será de 21 dias. Caso a criança receba a primeira dose e complete 12 anos, o imunizante aplicado na segunda dose deve continuar com a dosagem infantil.