Agricultura familiar comercializa cerca de 40 itens na Ceasa

Karina Anunciato

Na última semana  foi divulgada a lista com os produtos comercializados no Cecaf (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar). O espaço que funciona dentro do Ceasa funciona como ponto de venda para os agricultores familiares além de apoiar o abastecimento de hortifruti no estado. 

Izabel Cristina Pereira, gerente de desenvolvimento agrário da Agraer (Foto: Karina Anunciato)

So no ano passado o Cecaf comercializou aproximadamente 2.400 toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o gráfico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), cerca de 40 produtos são ofertados no espaço. Os principais itens comercializados foram: abóbora (80%), alface (50%), mandioca (45%), banana (35%) e couve (30%). 

Atualmente 50 produtores e duas cooperativas – Cooperativa Agrícola Mista de Pecuária Leiteira e de Corte e da Agricultura Familiar (Cooplaf) e Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Jaraguari e Região (Comproja) – comercializam a produção no Cecaf.

Em entrevista ao Jornal das Sete a gerente de desenvolvimento agrário da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Izabel Cristina Pereira explicou funciona o espaço, quem pode comercializar no Cecaf e como esta lista de produtos representa os agricultores do estado. A entrevista completa você confere aqui: