Acervo de Pe. Afonso de Castro sobre Manoel de Barros entra em exposição na UCDB

Karina Anunciato

Durante uma semana, a exposição ficará no saguão do bloco Administrativo da UCDB (Arte UCDB)

Nesta sexta-feira (12) a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) abre a mostra intitulada “Manoel de Barros Vive”. A exposição reúne o acervo do Padre Afonso de Castro sobre o poeta que valorizava a simplicidade. Uma coletânea de reportagens e entrevistas publicadas em todos os veículos de comunicação do país. Em entrevista ao Jornal das Sete, o organizador da exposição, Roberto Figueiredo explicou que os itens fazem parte do trabalho de pesquisa do salesiano.

“Eu conheci Manoel de Barros pelas palavras do Padre Afonso. Há mais de 30 anos, desde que eu conheço o Padre Afonso, ele faz pesquisa, escreveu um livro sobre Manoel de Barros. Ele recolheu dissertações pelo Brasil inteiro e tinha um contato pessoal com Manoel de Barros. O que nós estamos expondo hoje é o acervo pessoal do Padre Afonso de Castro sobre a vida do poeta”.

A exposição também é a tradução desta proximidade entre os dois. Padre Afonso teve a oportunidade de conviver com as miudezas do poeta, que valorizava aquilo que para muitos é considerado “desimportante”.

“Vai estar na exposição, o Padre Afonso tem fotos dos dois juntos, conversando de uma maneira muito amigável e algumas cartas que eles trocaram. Esse material prova essa proximidade entre os dois e tem como resultado um livro”.

Padre Afonso é autor do livro “A poética de Manoel de Barros”, no qual ele estuda a obra do poeta. A exposição “Manoel de Barros Vive” ficará exposta no saguão do bloco Administrativo do campus Tamandaré até dia 19 de novembro. A entrada é gratuita.

Você confere aqui a entrevista completa com Roberto Figueiredo: