20 anos: Das ações comunitárias ao esporte de aventura, Padre Pedro levou a FM UCDB para as ruas

Karina Anunciato

Padre Pedro Pereira Borges (Foto: Izaias Medeiros)

Os 20 anos da FM Educativa UCDB contados por quem escreveu esta história. Diretor-presidente da rádio durante os anos de 2013 a 2019, o Padre Pedro Pereira Borges, foi responsável por implantar as ações comunitárias e esportivas da emissora. Muito além de chegar a casa dos ouvintes pelas ondas do rádio, o salesiano quis levar o serviço da FM até a vida das pessoas de forma presencial.

Entre as muitas ações comunitárias, a rádio chegou até os bairros de maior vulnerabilidade social de Campo Grande com serviços: de odontologia; ginecologia; expedição de documento; ofertas de empregos; educação; além de atividades de lazer.

“A escolha dos bairros levava em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), aqueles com o índice menor eram escolhidos. Então nós fomos de leste a oeste, de norte a sul da nossa cidade e o que nós levávamos nessas ações? Dentistas, médicos, órgãos do governo para documentos, conscientização social, então nós procuramos levar muitos serviços que pudessem ajudar a população”.

Doutor em Ciências Sociais, Padre Pedro é professor no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Em uma das orientações ele sugeriu a documentação em livro das ações comunitárias. Assim, através do trabalho de Paulo Henrique Hans, nasceu o livro ’A rádio FM Educativa UCDB 91,5: reflexões sobre a responsabilidade social em vista do desenvolvimento’. Na catalogação é possível conferir que em 2015, 27 parceiros entre empresas e instituições governamentais participaram das ações sociais. Neste mesmo ano, foram realizados 9.780 atendimentos em ação e cidadania e outros 4.465 atendimentos em saúde. 

Pelas mãos do Padre Pedro, a FM Educativa UCDB também se aventurou no mundo do esporte de aventura. A Maratona de Mountain Bike Nascente do Segredo, realizada em parceria da Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo (FMSC), reuniu mais de 200 atletas, em 2017. Responsável pelo traçado da prova, Padre Pedro lembrou os momentos de escolha do trajeto e – bem humorado – frisou que ele próprio enfrentou uma verdadeira maratona.

“Eu idealizei esta maratona no território da nossa chácara São Vicente (Lagoa da Cruz) e particularmente, fui eu quem desenhou todo o circuito. Eu fiz umas três ou quatro voltas de 8 quilômetros a pé, isso para mim foi uma grande realização. Não eram terrenos lisos, eram terrenos de pasto, pastagem para o gado, mata, nascentes, então nós tínhamos muitos acidentes”.

A Maratona de Mountain Bike foi realizada outras duas vezes, nos anos de 2018 e 2019. 

A entrevista completa com o Padre Pedro Pereira Borges você confere aqui: